Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica
Sobre nós...
"A aventura de inovar” Jaume Carbonell

Histórico do Grupi
O Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação - GRUPI - foi fundado em 2016 com o intuito de colaborar com reflexões e discussões sobre a Inovação Pedagógica no sentido emancipatório e pesquisar como essa inovação se apresenta nas práticas pedagógicas, espaços educacionais, documentos e em políticas educacionais. Para tanto, apresenta três linhas investigativas complementares: Gestão da Educação na perspectiva da criatividade e da inovação; Políticas de Inovação da formação acadêmico-profissional do magistério/da educação; e Práticas educativas e inovação Pedagógica (Salomão de Freitas et al., 2019). Desde sua formação, o GRUPI conta com pesquisadores atuantes na Educação Básica e na Educação Superior, sendo eles docentes, técnicos administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação, que buscam inter-relacionar conhecimentos e experiências profissionais, com o objetivo de valorizar a implementação de práticas de Inovação Pedagógica nas instituições escolares e na universidade, fato que possibilita a vivência da formação acadêmico-profissional na relação Educação Básica-Educação Superior (Mello; Salomão de Freitas, 2017).
Ressaltamos que a expressão acadêmico-profissional explicitada já no nome do grupo de pesquisa, manifesta a intencionalidade, ancorada nas ideias de Diniz-Pereira (2008), de se referir a “práticas educativas realizadas entre professores experientes e iniciantes, em parceria universidade e escola, para atingirmos objetivos comuns, na (re)construção do conhecimento e em proposições transformadoras da realidade” (Mello; Salomão de Freitas, 2019, p. 195). O grupo é um espaço vivo e em constante movimento, nascendo dentro da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, na perspectiva multicampi - Bagé/Uruguaiana e se espraiando, com o passar dos anos, para outros campus (atualmente São Gabriel) e outras universidades. Hoje, um dos diferenciais do grupo é seu formato interinstitucional, no qual acolhe pesquisadores vinculados a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), além da UNIPAMPA. Cabendo salientar ainda a presença de professores da Educação Básica ligados a diferentes escolas da rede pública estadual e/ou de diferentes municípios do estado do Rio Grande do Sul.
As reuniões do GRUPI ocorrem quinzenalmente, atualmente, no espaço online, utilizando como ferramenta a plataforma Google Meet. A cada encontro são partilhados os resultados dos estudos e práticas que fazemos, em pequenos subgrupos ligados por interesses temáticos que nos aproximam mais. Estas incursões teórico-práticas são realizadas por subgrupos de membros do GRUPI, numa dinâmica de co-responsabilização de todos/as pela organização e implementação das ações da pesquisa ampla, num sistema de cogestão. Para Mello e Salomão de Freitas,
A gestão conjunta da organização e implementação das rodas de conversAÇÃO do grupo de pesquisa, entendida enquanto cogestão, expressa as diferentes decisões pedagógicas assumidas pelos membros. Evidencia o protagonismo de todos, na medida que mostra a produção pessoal, original e criativa de cada um “estimulando processos intelectuais mais complexos e não repetitivos” (Cunha, 2016, p. 99). Essa compreensão de gestão é considerada uma inovação, porque, mesmo que um planejamento ou uma ação não seja inédita, valoriza e estimula o que é novo para os membros que, muitas vezes, pela primeira vez, descobrem possibilidades na oportunidade de experienciar o processo de organizar uma reunião e conduzir o encaminhamento de ações da pesquisa em andamento (Mello; Salomão de Freitas, 2021, p.832).
Nesse sentido, cada pesquisador encontra seu lugar no grupo a partir das experiências significativas que vivencia, preenchendo-o com suas subjetividades (Cunha, 2008). Assim, o GRUPI é entendido, em sua forma primeira, como lugar de formação acadêmico-profissional, pois passa a ser dotado de valores e a inserir-se em nossa geografia social, sendo basilar para nossa práxis e nossa expressão (Lopes, 2007). Mais profundamente, compreendemos o GRUPI como território formativo acadêmico-profissional, pois segundo Cunha (2008, p.185) “o espaço se transforma em lugar quando os sujeitos que nele transitam lhe atribuem significados. O lugar se torna território quando se explicitam os valores e dispositivos de poder de quem atribui os significados”, sendo o espaço formativo do grupo de pesquisa em Inovação Pedagógica um território criado para estudar, criar, pesquisar e socializar práticas educativas inovadoras, por meio de processos decisórios que externalizam opções teórico-epistemológicas do grupo.
Para Cunha (2008, p. 195), “o território tem uma ocupação, e essa revela intencionalidades: a favor de que e contra que se posiciona”. Assim, intencionamos contribuir com a melhoria de processos educativos e com a transformação sócio-histórica das comunidades onde nos inserimos, numa perspectiva edificante e transformadora das realidades sociais postas. O GRUPI é território formativo acadêmico--profissional, pois estabelece relações entre as experiências desenvolvidas e as motivações políticas e institucionais presentes, além de mapear as bases epistemológicas que sustentam as diferentes experiências e sua relação com a pesquisa no campo da educação e o envolvimento na formação acadêmico-profissional (Cunha, 2008). Nesse sentido, ocorre um processo de construção e reconstrução constante das percepções e concepções de Inovação Pedagógica dos integrantes do grupo de pesquisa, relacionada à dimensão ontológica e consciente do próprio inacabamento (Freire, 1979), que nos permite pensar e repensar, (re)produzindo novas concepções à medida que aprofundamos nossos estudos.
(Texto extraído do manuscrito de Leivas, Noal e Ceschini, 2022, p.111-114)
REFERÊNCIA: LEIVAS, L. da S.; NOAL, G. R.; CESCHINI, M. da S. C. Inovação Pedagógica é?: concepções e significações (re)construídas no território formativo do GRUPI. In: MELLO, E. M. B.;. In: MELLO, E. M. B.; SALOMÃO DE FREITAS; D. P.(Orgs.) Inovação pedagógica: investigações teórico-práticas no contexto Educacional. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. p. 105-126
Projetos de Pesquisa
2024 – Atual: Gestão inclusivo-inovadora na Universidade Federal do Pampa: investigação-ação para promoção de uma Educação Superior como espaço de diversidade
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as políticas de gestão acadêmica inclusivo-inovadoras na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), para a garantia do direito à Educação Superior como espaço de respeito à diversidade e à diferença. Este objetivo desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: - Analisar documentos e dados relativos a políticas ou propostas de ações de gestão acadêmica inclusivo-inovadoras; - Verificar qual o conhecimento e a percepção dos/as coordenadores/as acadêmicos/as e dos/as discentes sobre as políticas de gestão inclusivo-inovadoras da Unipampa; - Triangular os achados e dados da pesquisa produzidos a partir de documentos oficiais e de questionários aplicados aos sujeitos investigativos, oportunizando intervenção formativa aos/às coordenadores/as acadêmicos/as, como forma de colaborar com o aprimoramento dos processos de gestão inclusivo-inovadora da Unipampa; - Desenvolver Rodas de ConversAÇÃO formativas com os/as coordenadores/as acadêmicos/as, promovendo formação acadêmico-profissional sobre gestão acadêmica inclusivo-inovadora; - Socializar as ações e políticas de gestão inclusivo-inovadoras identificadas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5).
2020- 2023: Inovação pedagógica nas ações educacionais da Educação Básica e Superior durante e no pós-crise pandêmica
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar as iniciativas e ações com inovação pedagógica, nas instituições de educação básica e superior, realizadas durante e no pós-crise da pandemia, considerando aspectos relativos a currículo, gestão, metodologias. Este objetivo desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: - Mapear as iniciativas e ações educacionais com inovação pedagógica, realizadas para atender o contexto e após a crise da pandemia; - Analisar as diretrizes curriculares propostas para organizar o trabalho educacional remoto e presencial, dos profissionais da educação; - Desenvolver e analisar ações educacionais com inovação pedagógica nas instituições educacionais partícipes; - Socializar as iniciativas e ações educacionais com inovação pedagógica identificadas. Este projeto de pesquisa, que se configura como um projeto amplo, com as seguintes questões de pesquisa: Como as inovações pedagógicas podem ser identificadas, compreendidas e aplicadas durante e pós-pandemia? Que ações pedagógicas e de gestão podem ser identificadas, caracterizadas e aplicadas como inovadoras? A pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e possibilidades oferecidas pela cartografia, que oferecem caminhos, trajetórias e rigores capazes de estabelecer interessantes articulações entre a postura do pesquisador e o recorte empírico pesquisado. Na perspectiva da cartografia, a pesquisa-ação configura-se como um trabalho baseado, principalmente, no acompanhamento de processos e não em recortes individuais ou desvinculados dos contextos de estudo. Com a finalidade de garantir a sistematização e a análise dos dados das pesquisas aqui propostas, optou-se por utilizar a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD), impulsionada pelo uso do software Atlas.ti. Utiliza-se da fundamentação teórica crítica, com base em estudos de Singer, Santos, Rios, Carbonell, entre outros. Como resultados, espera-se com a pesquisa-ação proposta: a qualificação das experiências em gestão e nas ações, com inovação pedagógica, realizadas pelos proponentes e demais profissionais da educação para atender o contexto atual e após a crise da pandemia, no que se refere ao currículo, às metodologias; à organização do trabalho educacional remoto e presencial dos profissionais da educação, em consonância com as diretrizes curriculares atuais e o desenvolvimento, a análise, a socialização e a publicização das iniciativas e ações educacionais com inovação pedagógica identificadas.
Situação: Concluído
Alunos envolvidos: Graduação (5); Mestrado acadêmico (8); Doutorado (2);
2017-2020: Inovação pedagógica na formação acadêmico-profissional de profissionais do magistério/da educação (Projeto Concluído)
Descrição: Este projeto de pesquisa em desenvolvimento, a partir do final de 2016, tem como objetivo investigar a implementação de elementos de inovação pedagógica, na perspectiva emancipatória, em instituições de ensino da abrangência da UNIPAMPA, nos campi Bagé e Uruguaiana. Inovação aqui é percebida em um sentido emancipatório ou edificante, com embasamento conceitual-teórico em Veiga, Anastasiou e Alves, Singer, entre outros. Complementado pelo texto da política compõem um conjunto de possibilidades elaboradas com diferentes intencionalidades para implementação da inovação pedagógica nas instituições de ensino: a LDBEN, o PNE e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e a Educação Superior, que propõem práticas pedagógicas inovadoras que possibilitem a qualificação da educação, o pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho coletivo, contextualizado e interdisciplinar, a criatividade, a liderança e a autonomia; assim como no incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, estabelecido ela lei Nº 13.243/2016. O referencial teórico-metodológico perpassa a possibilidade de criação de espaços para explicitação, discussão e proposições de elementos de inovação pedagógica, com base em Guedes Pinto (apud DUQUE-ARRAZOLA; THIOLLENT, 2014), com escolha da pesquisa-ação não apenas para descrever ou analisar a situação investigada, mas para contribuir na formulação crítica de teorias e invenção de novas técnicas de pesquisa e instrumentos de análise necessários para definir ações que estejam na linha da transformação/inovação pedagógica. Com base nos movimentos da metodologia dialética e nos diferentes contextos para análise de políticas públicas, elaboraremos e divulgarmos instrumentos de acompanhamento avaliação de implementação de políticas de inovação pedagógica na formação acadêmico-profissional. Os resultados da pesquisa podem ser percebidas pelas ações desenvolvidas nos últimos dois anos, em que atingimos os objetivos específicos: a organização e consolidação do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-profissional de Profissionais da Educação, a identificação da presença de elementos de inovação pedagógica em Projetos Político-pedagógicos de sete escolas de Educação Básica, bem como a elaboração de dois instrumentos de acompanhamento da implementação de políticas de inovação pedagógica de formação acadêmico-profissional nas escolas pesquisadas. Com relação à divulgação, as análises e ações, realizadas até o momento, foram socializadas em 04 eventos científicos. Na continuidade do projeto, pretende-se avançar na análise dos elementos de inovação pedagógica em projeto político-pedagógicos em cursos de licenciaturas dos campi Bagé e Uruguaiana; no planejamento de outros processos formativos de avaliação de políticas de inovação pedagógica nas instituições de ensino, bem como elaborar e divulgar instrumentos de acompanhamento e avaliação de implementação de políticas de inovação pedagógica na formação acadêmico-profissional. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI).
Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (5); Mestrado acadêmico (6); Mestrado profissionalizante (3); Doutorado (2);
O que o GRUPI representa para nós?
